“É importantíssimo discutir democracia no quadro atual do país”, diz presidenta da AJD em painel no Sindjus-RS

A presidenta da AJD, juíza Valdete Souto Severo, participou na manhã dessa quinta-feira (8) do Seminário Nacional de Formação Sindical, promovido pela Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados) em parceria com o Sindjus-RS (Sindicato dos Servidores da Justiça do RS). Essa edição do evento tem como tema “O Papel do Judiciário na atual conjuntura – Democratização, Dívida Pública e Previdência Social”.

Valdete participou do painel “O Papel do Judiciário na Atual conjuntura e sua Democratização”, ao lado de Tarso Fernando Herz Genro (advogado, jornalista, professor universitário, ex-prefeito de Porto Alegre, ex-ministro da Justiça e ex-governador do RS).

Em sua fala, a presidenta defendeu a necessidade de um padrão mínimo de convívio no país que respeite o estado democrático de direito. “É importantíssimo discutir democracia no quadro atual do país, em que cada vez nos distanciamos mais dos parâmetros da Constituição de 1988. Sem dúvida, os servidores públicos, em especial os servidores públicos do Poder Judiciário, têm o dever de fazer essa discussão e de se engajar na luta pela retomada de um padrão de convívio minimamente democrático em nosso país”, disse a magistrada.

O painel foi transmitido na página do Facebook do Sindjus-RS. Veja aqui.