2° Turno: Missão de Observação da AJD volta às ruas

Assim como no 1° Turno, a Associação Juízes para a Democracia estará presente neste domingo de eleições em Missão de Observação Eleitoral (MOE). Outras sete entidades também integram a iniciativa: ABJD, ANADEP, MCCE, Faculdade de Direito de Vitória, Transparência Eleitoral Brasil, UERJ e USP. Esta é a primeira vez que o Brasil organiza uma Missão de Observação Eleitoral Nacional. 

A AJD formou um grupo de 15 observadores atuando em 8 estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Sergipe e Ceará. Anteriormente, a Associação promoveu um treinamento para as membras e membros que participam da missão. Ao longo dos últimos dias os observadores acompanharam os testes de segurança das urnas eletrônicas, reuniram-se com os presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais e alinharam medidas de segurança para servidores da Justiça Eleitoral, mesários e eleitores. 

O objetivo das missões de observação é contribuir para o aperfeiçoamento do processo eleitoral, ampliando sua transparência e integridade, bem como fortalecer a confiança pública nas eleições. Esse trabalho busca observar o cumprimento das normas nacionais, colaborar para o controle social nas diferentes etapas do processo e verificar a imparcialidade e a efetividade da organização, direção, supervisão, administração e execução das diversas fases do pleito.