AJD se reúne com representantes do Movimento Xingu Vivo

XinguVivo3

Reunião com representantes do Movimento Xingu Vivo via plataforma Zoom

 

Na manhã desta quinta-feira (1), A Associação Juízas e Juízes para a Democracia (AJD) esteve reunida com representantes do Movimento Xingu Vivo. O grupo existe desde 2008 e atua na região de Altamira e nas áreas próximas a hidrelétrica de Belo Monte (PA). A organização é uma das principais forças que se opuseram à instalação da usina no rio Xingu. A associada Fernanda Menna foi responsável pela articulação do encontro.

A reunião serviu para a AJD traçar formas de apoiar a luta do Movimento Xingu Vivo contra a instalação da usina de Belo Sun. Dion Monteiro, um dos membros do grupo, ressaltou o descaso de magistrados com relação a vida da população ribeirinha e demais comunidades tradicionais. Quem também apontou esse distanciamento de juízas e juízes foi a representante Verena Glass. “Temos um judiciário que não pisa no território, não conhece a realidade do povo”, afirmou.

XinguVivo2

Verena Glass do Movimento Xingu Vivo

 

Diante desta realidade, o grupo viu com bons olhos a aproximação da AJD na luta do movimento e enxerga a possibilidade de pensar estratégias além das que já são adotadas.

Após o término da construção de Belo Monte, o Movimento Xingu Vivo segue acompanhando as comunidades afetadas, denunciando violações de direito, trabalhando com os Núcleos Guardiões, o Conselho Ribeirinho do Xingu e os movimentos de mulheres da região, além de acompanhar, monitorar e pressionar os órgãos e políticas públicas em Altamira e na Volta Grande do Xingu.

XinguVivo

A associada Fernanda Menna articulou a reunião com os representantes do Xingu Vivo